Volume 4 número 115.11.2010
Editores Sergio Capparelli | Maria da Glória Bordini | Regina Zilberman

ISSN 1982-9434

Contribuições
O Tigre Albino tem quatro seções, que englobam tanto a reflexão sobre a poesia infantil como o trabalho prático com esse tipo de poesia em qualquer instância do setor educacional. Por outro lado, apóia vozes emergentes no campo da reflexão e também autores já consolidados. As seções são as seguintes:
1. Tigre Inquieto, publica artigos sobre algum aspecto particular da poesia para crianças.
2. Tigre Iluminado, com contribuições de pesquisadores emergentes, geralmente integrados a programas de graduação ou pós-graduação. Esses artigos deverão ter a supervisão de um professor, que apresentará a proposta. Essa seção será oferecida a partir do segundo número da revista.
3. Tigre ao Espelho contribuirá com discussões sobre o fazer poético mais amplo, em que a ilustração ou design se institui enquanto uma das vozes importantes da interlocução entre autor e leitor. O espelho apresentará autores ou ilustradores nacionais e estrangeiros, falando sobre seu trabalho, em entrevistas ou depoimentos.
4. Tigre em Movimento publicará o relato de trabalhos práticos com poesia infantil em qualquer nível educacional.

Propostas de artigo para a seção
As propostas de artigos e outras contribuições deverão ser enviadas para o editor geral de O Tigre Albino tigrealbino@capparelli.com.br.

Normas de publicação
As propostas de trabalhos para o Tigre Inquieto devem ter de 3 mil a 4 mil palavras. As propostas de trabalhos para as outras seções devem ter de 1500 a 3 mil palavras.

As propostas de artigos para o Tigre Inquieto serão analisadas por dois pareceristas. O autor da proposta deverá receber um relatório sucinto desse exame dos textos. As contribuições propostas poderão ser aceitas, devolvidas para revisão ou recusadas.

As propostas para Tigre Iluminado serão co-apresentadas por um professor. Em caso de pedidos de revisão em alguma parte do trabalho, a proposta voltará o pesquisador emergente, para revisão com o auxílio do professor.

Outras normas:

1. As contribuições propostas não poderão ter sido publicadas ou em análise por outras publicações;

2. As contribuições deverão ser enviadas por email, em arquivo anexado, formato de página A4, espaçamento 1,5, tipo Time New Roman, 12 pt.

3. Cada proposta deverá conter um título, geralmente breve, um resumo do texto de 7 a 10 linhas, nome do autor, titulação, instituição a que se vincula e email.

4. As notas e referências bibliográficas devem aparecer no fim do artigo, sem, portanto, notas de rodapé. Cada referência bibliográfica começa com o sobrenome do autor, em caixa alta, seguido do nome. O título do livro vem a seguir. Na última parte, o nome da cidade onde o livro foi editado, seguido de dois pontos, mais o nome da editora e ano de publicação.

Política Editorial
Os artigos e ensaios publicados em O Tigre Albino poderão ser reproduzidos por qualquer instituição pública ou educacional. Cartas ao leitor e comentários deverão ter a permissão do autor para serem reproduzidos. É proibido o uso comercial do periódico, no todo ou em parte. Os autores concedem ao Tigre Albino o direito de publicar e distribuir a sua contribuição por meio eletrônico, arquivá-lo e torná-lo disponível na rede. Depois de 90 dias de sua publicação no periódico, o autor poderá republicá-lo, indicando a fonte original.

Periodicidade
O Tigre Albino é publicado três vezes por ano. Os editores de seções devem entregar os trabalhos finais da edição em tempo para a publicação.

20 de outubro, para publicação em 15 de novembro
20 de fevereiro para publicação em 15 de março
20 de junho para publicação em 15 de julho



Envio








Último Número

Quem Somos

Arquivos

Contribuições

Cartas



Cadastro

Nossas publicações acontecerão no dia 15 de novembro, 15 de março e 15 julho de cada ano. Se você quiser receber um lembrete a cada nova edição, preencha, sem qualquer custo, o formulário abaixo.








Tigre inquieto

Publica artigos sobre algum aspecto particular da poesia para crianças. Editores: Sérgio Capparelli, Regina Zilberman e Maria da Glória Bordini.

Tigre ao espelho

Contribui com discussões sobre o fazer poético mais amplo, em que a ilustração ou design se institui enquanto uma das vozes importantes da interlocução entre autor e leitor. O espelho apresentará autores ou ilustradores nacionais e estrangeiros, falando sobre seu trabalho, em entrevistas ou depoimentos. Editora: Annete Baldi

Tigre em movimento

Propõe o relato de trabalhos práticos com poesia infantil em qualquer nível educacional. Editora: Elizabeth D'Angelo Serra


Tigre digital

Ocupa-se de poéticas digitais para crianças, com descrição ou críticas de sites de poesia infantil no Brasil e no exterior. Editor: Miguel Rettenmaier.


Tigre à mesa

Apresenta ou publica críticas à produção editorial do período, dentro da área, tanto em relação a textos de reflexão como a livros, produtos ou espaços de poesia para crianças. Editor: Sérgio Capparelli.


Conselho Editorial
O Tigre Albino tem um Conselho Editorial integrado pelas seguintes pessoas:

Blanca Roig da USC e da LIJMI, Espanha;

Ezequiel Theodoro da Silva, da UNICAMP e da ALB, Brasil;

Isabel Mociño Gonzáles, da USC e da LIJMI, Espanha;

Laura Sandroni, da FNLIJ, Brasil;

Maria Antonieta Cunha, da PUC-MG, Brasil;

Marisa Lajolo, da UNICAMP e Mackenzie, Brasil;

Silvia Castrillon, da Asolectura, Colômbia;

Virgilio López Lemus, do ILL, FAyLUH e AChttp://fayl.uh.cu e ACC, de Cuba.












Mundo
da Leitura